LA BARCA FUTEBOL CLUBE


Um novo transtorno assola a população, principalmente as pessoas ligadas ao futebol: é o TOPP – Transtorno Obsessivo Por Pênalti. Esse é um problema mental recente que tem influenciado o comportamento de boa parte da população e que o pessoal do La Barca tomou conhecimento no último sábado, quando o árbitro do jogo contra o Atlético Gravataiense marcou quatro pênalidades.

– Trata-se de um transtorno mental que afeta muitas pessoas que vivem o futebol e que somente se saciam quando podem marcar um pênaltí. É uma verdadeira fixação. Portanto, não estranhe se você estiver no meio de um filme no cinema e um cidadão, do nada, der um salto da cadeira, apitando freneticamente e apontar para uma marca da cal imaginária. Esse é um sintoma bem grave da doença – afirma a dra. Leda Peçanha, do Centro de Pesquisas Paulo Pulgatti, uma das mais renomadas clínicas que tratam do assunto.

O TOPP é uma doença relativamente nova.

– Começamos a ter conhecimento desse transtorno há pouco mais de dez anos e desde então estamos analisando o comportamento dessas pessoas – confirma dra Leda, que conta um segredo:

– Por não saber como tratar do assunto, muitas vezes as autoridades tentam abafar casos graves. Recentemente, após um jogo que terminou 0 a 0, sem nenhum pênalti marcado, várias vítimas do TOPP, sofrendo de crise aguda, não suportaram a carência e promoveram um verdadeiro quebra-quebra no centro da cidade. A explicação dada ao público foi de que se tratava de um bando de vândalos , mas na verdade eram pessoas que não suportaram noventa minutos sem ver um pênalti sequer – atesta a médica.

O Instituto Paulo Pulgati começa na próxima semana uma campanha de consicentização sobre a doença. E alguns sintomas são bem característicos:

– Pressentir a intenção do zagueiro em fazer uma falta dentro da área, antes mesmo da partida começar.

– Ter visões de um jogador puxando o outro pela camisa na pequena área.

– Intuir que o defensor dará um carrinho de frente, com os dois pés, tão logo o atacante entra na área.

– Sonhar que o goleiro se atirará desesperadamente aos pés do ponteiro após ele aplicar uma caneta no seu marcador na marca do pênalti.

– Perceber que o zagueiro de pouca impulsão pretende utilizar a mão para desviar a bola que tem o caminho das redes.

– Ouvir a pessoa, na missa, dizendo: por favor, fique atrás da linha e se invadir, vou mandar repetir.

Tão logo perceba uma dessas características, você estará diante de um portador de TOPP.

Comments